Governo

Múcio pede à PF nomes de militares que estiveram com hacker na gestão Bolsonaro

O ministro da Defesa enviou ofício à Polícia Federal na última sexta-feira (18); o hacker Walter Delgatti está preso desde o início de agosto e indicou Bolsonaro como autor de pedidos criminosos

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 21 de agosto de 2023 | 10:56
 
 
 
normal

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pediu à Polícia Federal um relatório com os nomes dos militares que se reuniram com Walter Delgatti Neto, o chamado "hacker da Vaza Jato", durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A solicitação foi feita por meio de um ofício enviado na última sexta-feira (18). A informação é do blog da "Andréia Sadi", do portal "g1". 

A motivação para o pedido seria uma declaração do advogado do hacker, Ariovaldo Moreira, que Delgatti teve um encontro com o general do Exército Paulo Sérgio Nogueira (que chefiou a Defesa no governo Bolsonaro), com o coronel do Exército Eduardo Gomes da Silva e com um grupo de servidores. A informação foi revelada pela revista Veja, em novembro de 2022, pelo jornalista Reynaldo Turollo Jr.

Na última quinta-feira (17), Delgatti esteve na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro. Na ocasião, ele citou Bolsonaro e aliados do ex-presidente como autores de pedidos de execução de crimes, como fraude ao sistema eleitoral e grampo ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O hacker está preso desde 2 de agosto, quando a Polícia Federal cumpriu uma operação sobre fraudes em sistema do Judiciário, como inclusão no sistema do Conselho Nacional de Justila (CNJ) de uma ordem de prisão a Moraes. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi alvo de busca e apreensão. A investigação coloca a parlamentar como suspeita de ser mandante dos crimes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!