Brasília

Ômicron: 14 passageiros de voo vindo de Cancún testam positivo

Para desembarcar na capital do Brasil, nenhum deles precisou apresentar comprovante de vacinação, tampouco teste negativo de PCR, porque o governo brasileiro não havia tomado tais medidas

Por Renato Alves
Publicado em 22 de dezembro de 2021 | 11:09
 
 
 
normal

Ao menos 14 passageiros que desembarcaram em Brasília de um voo vindo da cidade mexicana de Cancún testaram positivo para a variante ômicron da Covid-19. Em outros três passageiros infectados pelo novo coronavírus, não foi possível identificar a variante.

Para desembarcar na capital do Brasil, nenhum deles precisou apresentar comprovante de vacinação, tampouco teste de PCR negativo, porque o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não havia obrigado o governo brasileiro a tomar tais medidas sanitárias.

As informações sobre os passageiros foram divulgadas pela  Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que coletou amostras de sangue de 58 passageiros que estavam no voo GOL-7735, que saiu de Cancún no dia 12 (domingo) e chegou à Brasília na manhã do dia 13 (segunda). "Todas as amostras serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para validação”, diz nota da secretaria.

Até esta terça-feira (21), a capital da República havia registrado 16 casos da variante ômicron. Dois deles, os primeiros de Brasília, estão curados, de acordo com a Secretaria de Saúde. São dois passageiros de um voo que veio da África do Sul, passou pela Etiópia, e aterrissou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 27 de novembro. De São Paulo, as duas pessoas – que não são da mesma família – foram para o Distrito Federal.

Na sexta-feira (17), a pasta confirmou mais dois casos: Um casal de viajantes que chegou a Brasília, na segunda-feira (14), em voo direto de Cancún para a capital federal.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!