Deputados federais e senadores de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram, pelas redes sociais, a vitória do ultradireitista Javier Milei nas eleições argentinas, neste domingo (19), no segundo turno contra Sergio Massa.
A eleição no país vizinho, com a já provável vitória de Milei, mobilizou bolsonaristas e outros setores da direita brasileira em torno do agora presidente eleito. Parlamentares acreditam que o resultado na Argentina pode se refletir em outros países da região.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, parabenizou Javier Milei e disse que “pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina”.
“Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!", publicou Flávio.
Outro filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que a eleição de Milei “representa um sopro de ar fresco para a democracia e a prosperidade que só o liberalismo pode oferecer”.
O senador Sergio Moro (União-PL) disse que a derrota do kirchnerismo foi uma “grande vitória para América Latina” e “representa uma luz para todo o continente”.
Veja outras repercussões da vitória de Milei entre oposicionistas do governo Lula:
Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado
“Eu sou você amanhã !! Que o exemplo da Argentina se espraie por toda a América Latina . Viva a liberdade e a democracia”.
Ciro Nogueira (PP-PI), senador
"Hoje é dia de autocrítica para a esquerda sul-americana, leia-se PT. A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!".
Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal
"A esquerda destrói o país, depois vem um candidato de direita, arruma a bagunça, perde as eleições e a esquerda retorna ao poder com a casa arrumada. Trump, Bolsonaro e agora Milei. Vamos ver se irá acontecer o mesmo com ele."
Carlos Jordy (PL-RJ), líder da Oposição na Câmara dos Deputados
“Milei vence! A Argentina disse não ao projeto de continuidade à destruição comunista. A esperança está acesa na América Latina. Parabéns ao povo argentino e a Javier Milei”.
Domingos Sávio (PL-MG), deputado federal
“Parabéns ao povo argentino pela conquista. Que estes novos tempos sob o governo de Javier Milei sejam prósperos para uma nação tão sofrida nas mãos da esquerda. Um respiro e uma esperança para a América do Sul”.