CRISE NA DEFESA

Rui Costa chama de 'fake news' saída de José Múcio do Ministério da Defesa

O desgaste entre José Múcio e o governo Lula teria se dado quando bolsonaristas vandalizaram as sedes dos Três Poderes

Por Manuel Marçal
Publicado em 11 de janeiro de 2023 | 21:05
 
 
 
normal

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chamou de “fake news” a possibilidade de seu colega José Múcio deixar o comando do ministério da Defesa e falou que tudo se trata de “guerra política”.  

“A tarefa de combater fake news é de todos nós. Não tem o menor cabimento essa hipótese, isso é de quem quer fazer guerra política e fragilizar o ministro. Não existe isso!”, enfatizou. “O ministro estava ontem comigo até dez e meia da noite e já fechamos várias agendas para os próximos dias e para as próximas semanas”. 

O deputado e ex-coordenador de campanha de Lula nas redes sociais, André Janones (Avente-MG), disse, pelas redes sociais, na última terça-feira (10), Múcio iria renunciar ao cargo. A postagem viralizou. O Ministro da defesa, no entanto, negou que pediria demissão. 

O desgaste entre José Múcio e o governo Lula teria se dado quando bolsonaristas vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). O ministro assuimiu o cargo em 2 de janeiro, promovendo um discurso "conciliador". 

 

Gabinete de Segurança Institucional

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) é responsável pela guarda e segurança da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

O efetivo é composto por militares. No dia do ataque, o número de guardas do GSI não foi suficiente para conter os avanços dos invasores aos prédios. 

No Palácio do Planalto, por exemplo, além de depradação de obras e objetos históricos, os vândalos furtaram armas não-letais. O assunto tem gerado desgaste também entre a Segurança Presidencial e o GSI. 

Questionado por jornalistas se haveria mudança no GSI, Rui Costa declarou que "elas estão sendo feitas desde o dia primeiro (de janeiro) e continuará (sendo feita". 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!