Governo

Waldez Góes diz que 'não faltará orçamento' para prevenção de desastres naturais

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional falou a jornalistas após reunião com o presidente Lula (PT)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 22 de fevereiro de 2023 | 19:12
 
 
 
normal

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou, na tarde desta quarta-feira (22), que 'não faltará orçamento' para prevenção de desastres naturais como o que ocorreu no litoral de São Paulo neste fim de semana. Nesta quarta-feira (22), uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) oficializou suporte de R$ 7 milhões aos afetados da cidade de São Sebastião (SP).

“Não faltará orçamento, não faltarão recursos. Estamos com o que temos de dotação. Se lá na frente, diante das situações que poderão ocorrer em outras regiões, houver necessidade de alguma Medida Provisória, o presidente Lula já disse que autorizou a equipe econômica a tomar as providências”, declarou.

Ele ainda aproveitou a ocasião para fazer críticas a gestão a Jair Bolsonaro (PL) e citou que o ex-mandatário só destinou R$ 25 mil para desastres em 2023. “A PEC da Transição articulada por Lula fez um primeiro reparo a esta situação, chegando a mais de meio bilhão de reais a rubrica de resposta a desastres”, salientou.

Goés deu a declaração a jornalistas, na porta do Palácio do Alvorada, após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Jader Filho (Cidades), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom) e o secretário-executivo do ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Depois desse primeiro encontro, o ministro retornou ao Alvorada para discutir a seca no Rio Grande do Sul. 

Uma comitiva de ministros viaja na quinta-feira (23) para Hulha Negra, no estado sulista, para anunciar medidas emergenciais para socorrer as famílias atingidas pela seca na região. 

Ainda nesta quarta, o governo federal reconheceu a emergência em sete cidades do estado devido à estiagem. A decisão consta de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicada no DOU.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!