BRASÍLIA – O cenário de instabilidade no Oriente Médio voltou a afetar diretamente cidadãos brasileiros. Com o espaço aéreo de Israel fechado desde a escalada dos ataques contra o Irã, o governo do Brasil reforçou, nesta segunda-feira (16), o alerta consular que desaconselha viagens ao território israelense.
Brasileiros que já estão no país são orientados a seguir protocolos de segurança e deixar a região assim que possível.
Desde outubro de 2023, quando os conflitos entre Israel e o Hamas se intensificaram, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv já mantinha um alerta que recomendava evitar qualquer deslocamento não essencial. Na época, 1.413 brasileiros foram repatriados com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Agora, com o agravamento das tensões – especialmente após ofensiva militar de Israel contra o Irã – a recomendação foi reiterada com mais ênfase.
Em nota oficial, o Itamaraty destaca que comitivas brasileiras que se encontravam em missão oficial a convite do governo israelense enfrentam dificuldades para retornar.
Grupo com prefeito de BH consegue deixar Israel
Nesta segunda, um primeiro grupo de doze autoridades, incluindo dois prefeitos de capitais, conseguiu deixar Israel por via terrestre até a Jordânia, com posterior embarque para a Arábia Saudita, onde contrataram um voo particular de volta ao Brasil. Nela está o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.
Outros 27 integrantes de missões oficiais ainda aguardam evacuação. O governo de Israel ofereceu plano semelhante para esse segundo grupo, também com deslocamento terrestre até Amã, capital jordaniana, de onde poderão embarcar em voos comerciais.
Itamaraty alerta para tentativas de golpe com promessas de saída de Israel
Além disso, casos de tentativas de golpe envolvendo falsas promessas de voos para fora de Israel foram identificados. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv fez um alerta para que nenhum brasileiro confie em mensagens de aplicativos oferecendo saídas improvisadas. O espaço aéreo israelense permanece fechado, sem previsão de reabertura.
O Ministério das Relações Exteriores tem coordenado pessoalmente, com apoio das embaixadas em Tel Aviv, Amã e Riade, o monitoramento da situação e a segurança dos brasileiros. O Itamaraty pede que todos sigam as recomendações do comando israelense de proteção civil, permanecendo sempre próximos de abrigos fortificados, preparados para responder a sirenes e alertas em caso de ataques.