Julgamento no TSE

Alvo de ação no TSE, Bolsonaro lembra defesa antiga de Lupi por voto impresso

O ex-presidente publicou um vídeo em que reproduz fala em defesa do voto impresso auditável feita por Lupi, do PDT, partido autor de ação em julgamento no TSE

Por Lucyenne Landim
Publicado em 28 de junho de 2023 | 12:19
 
 
 
normal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a adotar a estratégia de relembrar a posição do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, favorável ao voto impresso auditável. Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta quarta-feira (28), o ex-mandatário reproduziu parte de um vídeo antigo em que Lupi aponta a possibilidade de fraudes se o voto impresso não for adotado.

A ironia foi feita em meio ao julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode deixar Bolsonaro inelegível por oito anos por conta da reunião que promoveu com embaixadores, em julho de 2022, para atacar o atual sistema de votação eletrônica. O PDT, comandado por Lulpi, é o autor da ação que resultou no julgamento. Lupi também é o atual ministro da Previdência Social do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"No dia de ontem, 27 de junho, o senhor ministro Benedito Gonçalves deu o seu voto pela minha inelegibilidade por oito anos. Sobre a acusação de abuso de poder político em uma reunião com embaixadores. Agora, o autor da ação é o senhor Carlos Lupi, presidente do PDT e atual ministro da Previdência Social do Lula. Veja o que ele disse há poucos meses sobre esse mesmo assunto", disse Bolsonaro.

Nas imagens reproduzidas, Lupi afirma que a impressão do voto é algo "simples de fazer" quando houver "desconfiança" ao processo e defendida pelo fundador do partido, Leonel Brizola, desde o surgimento da urna eletrônica no Brasil. 

"Esse é o segredo de toda democracia no mundo, a possibilidade de recontagem e de conferência de voto. [...] Pessoas mais à direita querem defender a impressão do voto. Não é porque eles estão hoje defendendo, que nós vamos deixar de defender aquilo que, para a democracia, é salutar. [...] Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera", disse Lupi no vídeo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!