Invasão de prédios

Centenas de presos por terror em Brasília são transferidos para Papuda e Colmeia

Até a noite de domingo (8), mais de 300 pessoas já haviam sido presas; ao longo desta segunda-feira, aos poucos, elas estão sendo enviadas ao sistema prisional

Por O Tempo Brasília
Publicado em 09 de janeiro de 2023 | 08:48
 
 
 
normal

As centenas de presos por invasão e depredação de prédios públicos em Brasília estão sendo transferidos para o Complexo da Papuda e para a a Colmeia, penitenciária feminina do Distrito Federal. Até a noite de domingo (8), mais de 300 pessoas já haviam sido detidas, de acordo com boletim da Polícia Civil do Distrito Federal, mas apenas 204 foram efetivamente presas. Todos passariam por exame de corpo de delito no IML antes de serem transferidos para os estabelecimentos do sistema presional.  Além deles, que foram presos em flagrante, outros 1.200 manifestantes foram presos no QG do Exército, mas sobre esses não é certo ainda se ficarão ou não detidos.

Na manhã desta segunda-feira (9), ônibus levando os presos saíam a todo momento do complexo da PCDF sendo levados às penitenciárias. Não há balanço sobre quantos dos terroristas já foram levados à  Papuda.

Desde o final da tarde de domingo a segurança pública no DF é comandada por autoridades federais. O interventor Ricardo Capelli, número 2 do Ministério da Justiça, atua pessoalmente na orientação aos comandantes das forças de segurança. A decisão foi anunciada em decreto presidencial após relatos de leniência das autoridades do Distrito Federal enquanto os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto eram ocupados e destruídos.

Ao longo da madrugada, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento, por 90 dias, do governador Ibaneis Rocha. A vice Celina Leão assumiu o cargo. Além disso, Moraes determinou a desmobilização de todos os acampamentos na região de QGs do Exército pelo Brasil e mandou prender os manifestantes que estão nesses atos. Por causa disso, desde o início da manhã, grandes contingentes da Tropa de Choque da PM do DF, da Força Nacional e da Polícia do Exército fazem uma operação para esvaziar o acampamento e prender os manifestantes. Pelo menos 1.200 bolsonaristas que estavam no local foram detidos e vão ser levados à sede da Polícia Federal e para a academia de polícia.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!