STF

Fux: Imprensa não pode sofrer censura ideológica e política

Presidente do STF discursou nesta quinta-feira durante a inauguração de uma exposição na Corte sobre a liberdade de imprensa

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 05 de maio de 2022 | 12:20
 
 
 
normal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu nesta quinta-feira (5) que a imprensa não pode ser alvo de censura, seja ideológica, política ou artística. O ministro fez um discurso rápido na inauguração da exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”, promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no museu do Supremo.

“Em um país onde a imprensa não é livre, é intimidada, é amordaçada, é regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, nesse país com tantas restrições, a democracia é uma mentira, e a Constituição Federal é uma mera folha de papel”, afirmou Fux.

O presidente do STF também destacou a importância do jornalismo investigativo e da atuação para o combate às informações falsas, especialmente em ano eleitoral.

Depois do discurso, ele guiou uma visita na exposição, acompanhado do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e do presidente da ANJ, Marcelo Rech. 

Rech chamou a atenção para a imprensa sob censura em regimes autocráticos “com delírios de poder”. “Em países sem mais imprensa independente ou com veículos de tal forma fragilizados economicamente, reinam o ativismo digital e suas manipulações de emoções, com ameaças constantes às instituições e à democracia”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!