Investigação

PF faz operação contra caça ilegal de búfalos e suspende registros de CACs

Agentes apreenderam nas residências dos investigados grande quantidade de armas, inclusive rifles e fuzis, além de farta munição e dinheiro em espécie

Por Renato Alves
Publicado em 28 de março de 2023 | 08:48
 
 
 
normal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) uma operação contra a caça ilegal de búfalos por colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados CACs. A prática ocorria na região nordeste de Goiás.

Cerca de 50 policiais federais, distribuídos em 10 equipes, foram às ruas com 10 mandados judiciais de busca e apreensão em Monte Alegre de Goiás (GO), Formosa (GO), Brasília (DF), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR) e Tibagi (PR).

Logo no início da operação, agentes apreenderam nas residências dos investigados grande quantidade de armas, inclusive rifles e fuzis, além de farta munição e dinheiro em espécie.

Os suspeitos, que moram nessas cidades, tiveram seus registros de CACs suspensos judicialmente e poderão responder pelos crimes de caça ilegal de animais selvagens, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, além de apologia criminosa e exercício arbitrário das próprias razões.

A operação foi batizada de Alvo Reverso porque o nome faz referência ao caçador que se tornou alvo por fazer uso indevido de suas prerrogativas como CAC, promovendo a caça ilegal de animais selvagens.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!