Judiciário

STJ recebe primeira remessa de processos do TRF6 para digitalização

A virtualização dos processos do tribunal regional será realizada por trabalhadores surdos especializados nessa tarefa

Por O Tempo Brasília
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 | 12:25
 
 
 
normal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), na sua sede, em Brasília, a primeira remessa de processos físicos enviados pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), de Belo Horizonte (MG), para digitalização. 

Esse trabalho é fruto de um acordo de cooperação firmado entre as cortes para tornar o trâmite processual no TRF6 mais rápido e totalmente integrado ao sistema judicial eletrônico.​​​​​​​​​

Foram recebidos 6.814 processos no primeiro lote, dos mais de 23 mil remanescentes nas seções judiciárias da Justiça Federal de Minas Gerais. Segundo projeção da Secretaria Judiciária – setor responsável por esse serviço –, o STJ tem capacidade para digitalizar aproximadamente 1.900 processos por mês. A expectativa é que a demanda total do TRF6 seja atendida em 12 meses.

Digitalização é feita por trabalhadores surdos especializados

A virtualização dos processos do tribunal regional será realizada por trabalhadores surdos especializados nessa tarefa, que integram o quadro de colaboradores da Corte superior desde 2009. 

A equipe foi responsável pela consolidação do STJ como primeiro tribunal digital do país, tornando-se referência na digitalização de processos judiciais, permitindo que seja oferecido apoio técnico a outros tribunais.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!