G20

Toffoli dá 10 dias para Bolsonaro manifestar sobre agressões contra jornalistas

Medida foi determinada em ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade após profissionais de imprensa relatarem as agressões em Roma, na Itália

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 05 de novembro de 2021 | 14:55
 
 
 
normal

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifeste sobre as agressões sofridas por jornalistas durante a cobertura de sua viagem para participar do G20, em Roma, na Itália.

O despacho desta sexta-feira (5) dá 10 dias para a manifestação. A medida foi determinada em ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade após profissionais da imprensa relatarem socos e empurrões da equipe de segurança. Entidades repudiaram as agressões.

Toffoli decidiu que vai submeter a ação para julgamento definitivo no Plenário, sem prévia análise de liminar.

Na ação, o partido afirma que Bolsonaro manifestou desprezo pela liberdade de imprensa em diversas ocasiões durante seus quase três anos de mandato. Isso ocorreu “ao ameaçar fisicamente, constranger, difamar, inviabilizar a segurança no exercício da atividade jornalística e incentivar comportamento violento contra os profissionais da imprensa”. 

A legenda pede que a Presidência da República seja obrigada a adotar “meios necessários para assegurar o livre exercício da imprensa”, como um plano de segurança para os profissionais da mídia.

Além disso, pediu a restrição de manifestações públicas oficiais ou não oficiais do presidente. Mais especificamente, a legenda pede que Bolsonaro “seja impedido de realizar ou de incentivar a realização de ataques verbais ou físicos à imprensa e aos seus profissionais”. E que seja imposta multa pessoal de R$ 100 mil em caso de descumprimento. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!