Tá de deboche

‘Verde periquito’: ironia de Moraes a terno de Luciano Hang rende memes

Ministro presidente do TSE debochou da forma de se vestir do aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e repercute nas redes sociais

Por Hédio Ferreira Júnior
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 16:55
 
 
 
normal

A ironia usada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ao se referir ao empresário Luciano Hang, repercutiu em memes nas redes sociais nesta quarta-feira (1). Na noite de terça (31), ao declarar seu voto pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, por 8 anos, no plenário do TSE, Moraes debochou da cor usada pelo proprietário da rede varejista Havan, que ganhou o apelido de “véio da Havan” desde que se colou na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O eminente ministro Floriano relembrou uma cena, eu diria patética, e triste pro Brasil, uma cena que foi veiculada no mundo todo, o presidente simplesmente afastando o presidente de Portugal e chamando seu cabo eleitoral vestido com a sua tradicional vestimenta verde periquito para fazer campanha. Se isso não é campanha, ao lado dele o presidente de Portugal,, Bicentenário [da Independência do Brasil]... Não, era campanha, clara campanha”, disse o ministro. 

Alexandre de Moraes se referia ao episódio nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil em que o então presidente Jair Bolsonaro deu espaço a Hang na primeira fila, onde deveriam estar os chefes de Estado durante o desfile de 7 de Setembro. O reposicionamento deixou desconfortável o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, que esteve no Brasil para participar do evento.

Vestido com terno e gravata chamativos, nas cores da bandeira do Brasil, Luciano Hang, investigado por suspeita de financiamento em atos antidemocráticos, acenou para o público, de forma ostensiva, atraindo holofotes e manifestações que acabaram tomando o tom eleitoral. 

Nas redes sociais, o deboche do ministro rendeu vários memes. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!