MEDIDAS EM ANDAMENTO

Yanomami: Barroso determina que governo apresente medidas de proteção

Recentemente, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apontou ao STF que órgãos federais estão descumprindo determinações da Corte

Por O Tempo Brasília
Publicado em 24 de setembro de 2023 | 16:15
 
 
 
normal

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal apresente um relatório com detalhes sobre o andamento de medidas de protação ao povo Yanomami.

Barroso havia determinado, em 2021, que o governo federal tomasse rapidamente "todas as medidas necessárias" para proteger a vida, saúde e segurança de populações indígenas das Terras Indígenas Yanomami e Munduruku. 

Recentemente, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apontou ao STF que órgãos federais estão descumprindo determinações da Corte e que há um aumento de 4% no garimpo nas terras do Yanomami de janeiro a junho de 2023. 

Além disso, Barroso determinou que o governo preste informações detalhadas. "À União para se manifestar, detalhadamente, por cada um dos seus órgãos e entidades, acerca dos pedidos acima, com especial atenção à alegação de não entrega de cestas alimentares destinadas à agenda humanitária", escreveu o ministro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!