Eleições 2022

Kalil confirma Lula na Praça da Estação, em Belo Horizonte, no dia 18 de agosto

De acordo com candidato a governador, petista será acolhido na capital mineira

Por Bruno Torquato
Publicado em 25 de julho de 2022 | 20:34
 
 
 
normal

O candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), confirmou que o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virá a Belo Horizonte no dia 18 de agosto, já durante o período oficial de campanha. O evento acontecerá na Praça da Estação.

"Vamos acolher o presidente Lula e vamos fazer uma festa", disse Kalil.

O anúncio do ex-prefeito sobre a presença de Lula na capital mineira foi feito durante evento com partidários petistas em Contagem na noite desta segunda-feira (25).

Em maio, Lula participou de um ato em Belo Horizonte, mas a aliança com Kalil ainda não havia sido fechada.

A agenda trará Lula a Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país, pela terceira vez neste ano. Há dois meses, o ex-presidente veio ao Estado logo após lançar a então pré-candidatura à presidência ao lado do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Na ocasião, além de realizar um ato em Belo Horizonte, Lula passou por Contagem, na Região Metropolitana, e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Em junho, depois de já consolidada a dobradinha com Kalil, Lula, ao lado do ex-prefeito, lançou a chapa em ato em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Desde então, Kalil busca colar a própria imagem à do ex-presidente. Na convenção do PSD realizada nesse domingo (24), por exemplo, havia vários banners com as imagens do candidato ao governo de Minas e do senador Alexandre Silveira (PSD) ao lado das de Lula.

Conforme mostra a pesquisa DATATEMPO realizada entre 15 e 20 de julho, Kalil ainda não conseguiu converter o apoio de Lula em intenção de voto na corrida para o Palácio Tiradentes. O ex-prefeito tem 23,2% das intenções de voto no cenário estimulado. Quando o nome de Kalil é apresentado ao eleitor como candidato de Lula, o índice cresce para 37,2%, ou seja, há um espaço de crescimento de 14 pontos percentuais.

Hoje, o governador Romeu Zema (Novo) lidera a sucessão em Minas com 48,3% das intenções de voto. O percentual daria a Zema a reeleição já em 1º turno, já que, se considerados apenas os votos válidos, o índice sobe para 61,2%. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais e o nível de confiança, 95%. A pesquisa foi registrada sob os protocolos TSE BR-08880/2022 e TRE MG-08733/2022.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!