Silas Malafaia e Olavo de Carvalho não reagiram bem à escolha de Kassio Nunes para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ambos são aliados do presidente Jair Bolsonaro, mas se mostraram extremamente insatisfeitos com o perfil de quem vai substituir Celso de Mello na Corte.
Entre 11h14 de quinta (1) e 8h30 desta sexta (2), dos 17 tuites de Malafaia, 16 foram sobre o assunto. “ABSURDO VERGONHOSO! O indicado de Bolsonaro para vaga no STF”, diz uma das mensagens. Em outras, faz questão de atacar o PT e o Centrão.
Não posso acreditar! Bolsonaro fazendo jogo do PT e Centrão na indicação do STF. Veja o vídeo. https://t.co/SyVirUmMHp
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) October 2, 2020
Na maioria dos tuites, Malafaia postou um vídeo fazendo críticas pesadas a Bolsonaro. Ele cobra “um camarada terrivelmente evangélico", como o próprio presidente prometeu há alguns meses.
Já o Olavo de Carvalho se limitou a um tuite no qual literalmente xinga o ministro Celso de Mello que vai se aposentar.
Justiça poética. A escolha que o Bolsonaro fez para sucessor do Celso de Merda é uma escolha de merda.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) October 2, 2020
Mas os seus seguidores, conhecidos como olavistas, não foram tão sintéticos. Dezenas de críticas ganharam a internet e as redes sociais entre ontem e hoje.
“O desembargador Kassio representa muito daquilo que nós lutamos ― que o Sr. lutou! ― para remover do cenário político e judicial brasileiro. Advogado militante, ele só chegou ao cargo que hoje ocupa por indicação de sua famigerada antecessora Dilma Rousseff, por meio do também famigerado dispositivo do “quinto constitucional” (por alguns apelidado de “quinto dos infernos”)” é um trecho de uma carta aberta a Bolsonaro assinada por Silvio Grimaldo e Paulo Briguet no site olavista "Brasil sem medo".
O blogueiro ex-aliado de Bolsonaro, Allan Dos Santos, também se manifestou contra a escolha. “@jairbolsonaro está jogando no lixo o que há de melhor no Brasil: o povo que não liga para partidos e só quer o bem” disse em uma de suas mensagens.
Kassio Nunes
Kassio Nunes Marques, 48 anos, é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e vai assumir a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria.
Católico, ele é visto como discreto e garantista por seus colegas. No Diário Oficial da União desta sexta-feira (2), nos despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro, Marques foi indicando oficialmente.