Covid-19

CNT: 92% dos transportadores avaliam que pandemia vai ter impacto negativo

Pesquisa mostra que algumas dessas empresas já começaram a sentir esse impacto, com 22,2% das companhias tendo que demitir funcionários no último mês

Por Fransciny Alves
Publicado em 07 de abril de 2020 | 13:29
 
 
 
normal

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que cerca de 92% dos transportadores avaliam que a pandemia do novo coronavírus vai ter impacto negativo em suas empresas. Algumas delas já começaram a sentir esse impacto e 22,2% das companhias tiveram que demitir funcionários no último mês.

A amostragem também aponta que 85,3% das empresas do setor calcularam redução na demanda em março de 2020, na comparação com o mesmo mês em anos anteriores.

Os dados constam na Pesquisa de Impacto no Transporte Covid-19, realizada entre os dias 1º e 3 de abril. A instituição ouviu 776 empresas de cargas e de passageiros de todos os modais de transporte.

Dinheiro

Sobre o caixa dessas transportadoras, o levamento mostra que 70,7% estão enfrentando problemas de caixa e com comprometimento para realizar os pagamentos correntes, como a folha de pagamentos e os fornecedores. Outras 53,7% das companhias acreditam que têm recursos para, no máximo, um mês de operação.

Mais pessimistas, 28,2% afirmaram não suportam 30 dias sem apoio financeiro adicional.  Isso num cenário em que 69,6% dos empresários consultados acreditam que os efeitos da crise serão sentidos até o início do segundo semestre.

Além de mudanças nas rotinas de trabalho para a manutenção de empregos, para 51,9% dos transportadores a medida mais importante para aliviar o problema de fluxo de caixa é a disponibilização de linhas de crédito com carência estendida e taxas de juros reduzidas independente do porte da empresa. A suspensão da cobrança do PIS e da Cofins foi indicada por 43,3% dos empresários.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!