BRASÍLIA - O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, determinou o cancelamento dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de familiares e aliados dele.

A sanção aplicada pelos Estados Unidos veio a público nesta sexta-feira (18/7) à noite após a operação da Polícia Federal (PF) e a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A revogação dos vistos é um ato de efeito imediato, conforme detalhou Rubio em publicação que torna a mencionar a expressão "caça às bruxas", usada primeiro pelo presidente Donald Trump em carta sobre o tarifaço de 50% que o país impôs aos produtos brasileiros. 

Rubio justifica que a medida de cancelamento dos vistos é uma resposta à atuação do Supremo Tribunal Federal nos inquéritos em que Bolsonaro é réu. "A caça às bruxas de Alexandre de Moraes criou um cenário de perseguição e censura que não viola apenas os direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende aos americanos", afirmou no X.

O secretário não detalhou, entretanto, quem são os "aliados" do ministro Alexandre de Moraes aos quais também se aplica a sanção de cancelamento de vistos.