'Não é democrático'

Deputado quer acabar com voto por procuração em condomínios

Segundo o deputado Professor Israel Batista (PV-DF), voto por procuração tem servido para desvirtuar a vontade de coletividades

Por Fransciny Alves
Publicado em 06 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Se tem algo que causa confusão em assembleias de condomínios é a escolha do síndico. Uma das principais polêmicas recai sobre o candidato que apresenta procurações de proprietários dos imóveis e vence o pleito. Para alterar isso, o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF) apresentou na Câmara um projeto que veda a utilização de voto por procuração nas eleições para síndico de condomínio e nas votações em associações e cooperativas.

Segundo o parlamentar, o voto por procuração tem servido, ao longo do tempo, para desvirtuar a vontade de coletividades, deslegitimando processos eleitorais, senso de participação comunitária e, normalmente, perpetuando grupos no poder. “Considerando que as unidades condominiais, as associações e as cooperativas são importantes representações de pequenas comunidades, o voto por procuração não é democrático”, argumentou o deputado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!