Tem deputado federal mineiro governista desabafando pelos corredores do Congresso que a capacidade política do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem piorado e isso tem transformado a vida dos parlamentares em um "inferno". O motivo para essa revolta? A proposta apresentada pela União que prevê a redução do número de municípios no país.

A ideia implicaria na extinção de 188 das 853 cidades mineiras. Diante disso, após o anúncio, prefeitos e vereadores já têm ligado para os políticos de Minas pedindo ajuda para barrar esse texto, que faz parte do pacto federativo.

O assédio tem sido tanto que tem deputado já desistindo de rodar as cidades do interior neste fim de semana para evitar ouvir reclamações.

Um deles já está disparando para grupos de WhatsApp o posicionamento contrário à ideia do Palácio do Planalto para evitar dar mais explicações posteriormente. Ele, por exemplo, critica o fato de a proposição ter pegado todos de surpresa, conforme ele alega.

"Mesmo isso sendo uma cortina de fumaça para que outros temas não ganhem tanto destaque e para que ele consiga barganhar melhor com o Congresso, não faz lógica um trem desse. Tudo que ele faz lá vira um inferno para a gente aqui", desabafou um deputado governista.