Porta dos Fundos

Especial de Natal da Netflix causa ira de parlamentares

Deputados discursam de forma contrária ao filme e protocolam requerimentos na Casa pedindo atitudes do Legislativo de repúdio em relação ao vídeo

Por Fransciny Alves
Publicado em 12 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A plataforma de streaming Netflix conseguiu causar a ira de diversos parlamentares no Congresso Nacional por conta do especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo”, do grupo de humor Porta dos Fundos. Na Câmara dos Deputados, além de discursarem de forma contrária ao filme, os políticos protocolaram requerimentos na Casa pedindo atitudes do Legislativo de repúdio em relação ao vídeo.

O enredo se passa no aniversário de 30 anos de Jesus (Gregório Duviver), que volta após 40 dias de jejum no deserto com Orlando (Fábio Porchat), um homem com quem supostamente vive um romance. Isso causa horror entre discípulos, magos, José, Maria e Deus.

Um dos que se sentiram ofendidos com essa história foi o deputado Glaustin Fokus (PSC-GO). Ele apresentou na Mesa Diretora um pedido para que a Netflix explique em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços sobre os critérios utilizados na seleção de material a ser disponibilizado aos clientes, mais especificamente sobre o episódio de Natal.

Já na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, outros cinco parlamentares – Cezinha de Madureira (PSD-SP), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), Roberto Alves (Republicanos-SP), Alex Santana (PDT-BA) e Lauriete (PL-ES) – solicitaram audiência com o representante da empresa para prestar esclarecimentos sobre o episódio.

De outro lado, Chris Tonietto (PSL-RJ) quer aprovação de moção de repúdio à plataforma de streaming pelo vídeo que, segundo ela, contém “ostensivo vilipêndio e escárnio da fé cristã”. Outros diversos políticos têm se manifestado pelas redes sociais, pedindo para seguidores cancelarem a assinatura do serviço.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!