Avalização

Fred Costa defende que Vale arque com custos de auditorias independentes

Deputado pediu, ainda, que as auditorias contratadas não tivesse, em seu histórico de serviços, a Vale como uma ex-cliente

Por Lucas Ragazzi
Publicado em 14 de fevereiro de 2019 | 13:07
 
 
 
normal

Durante a Comissão Externa do Desastre de Brumadinho, na Câmara, o deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) sugeriu que a mineradora Vale arque com os recursos necessários para que o Ministério Público de Minas Gerais contrate auditorias independentes para avalizar a documentação e os trabalhos apresentados pela empresa que davam condições para o funcionamento da barragem que se rompeu no final de janeiro. 

Costa pediu, ainda, que as auditorias contratadas não tivesse, em seu histórico de serviços, a Vale como uma ex-cliente. "Faço um apelo para que a Vale repasse ao MP os recursos necessários para que este mesmo possa gerir e contrate as auditorias independentes, auditorias que não tenham prestado serviço no passado para a empresa. A fim de que tenhamos laudo em que possamos confiar", argumentou. 

Fred Costa também questionou os trabalhos agora a serem feitos às famílias atingidas e que vivem em áreas de risco com outras barragens. O mineiro ainda criticou fala oficial da Vale. "A empresa já citada afirma, entre aspas, que tem compromisso com Minas, com a vida. Imagina se não tivesse?", disse, em ironia. 

O deputado também solicitou que ONGs ligadas à defesa dos direitos animais também fossem convidadas para as comissões acerca de Brumadinho, e questionou o Ibama sobre a situação dos animais resgatados da lama no local do rompimento da barragem.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!