BRASÍLIA - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, declarou “surpresa” com o desempenho da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em pesquisas eleitorais. De acordo com ele, ela é a única que pode vencer o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de uma eventual disputa em 2026, em um cenário sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Para nossa surpresa, ela, depois do Bolsonaro, é a única que bate o Lula no segundo turno. Em todas as pesquisas que nós fizemos. Todas, todas, todas”, disse neste sábado (5), em um evento do PL Mulher, ala do partido comandada por Michelle. 

Valdemar frisou que o candidato do PL à Presidência da República é Jair Bolsonaro ou outro nome que o próprio ex-presidente escolher. Bolsonaro, no entanto, está inelegível por duas condenações na Justiça Eleitoral e é réu, no Supremo Tribunal Federal (STF), pela suposta tentativa de golpe de Estado para não deixar o poder após a derrota para Lula em 2022. 

“O nosso candidato a presidente vai ser Jair Bolsonaro, não tenho dúvida disso. Se acontecer uma injustiça no Brasil e o impedirem, quem escolhe o candidato não é o partido, é Bolsonaro, porque ele é quem tem os votos. Eu apoio o Bolsonaro e quem o Bolsonaro escolher, se ele não for candidato”, frisou. 

O evento do PL Mulher foi realizado na cidade de Guarulhos, São Paulo. Além de Michelle e Valdemar, outras lideranças do partido estavam no palco. Jair Bolsonaro participou virtualmente. O ex-presidente está de repouso médico e teve que cancelar os compromissos de todo o mês de julho.  

Na última quarta-feira (2), Bolsonaro foi submetido a uma endoscopia no Hospital DF Star, em Brasília (DF), e apresentou uma “intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada”. Em nota divulgada após o exame, a equipe médica informou que intensificaria o tratamento medicamentoso ao qual o ex-presidente já vem sendo submetido.