Desdobramentos

Líder do PSB na Câmara vai entrar com ação na PGR contra general Augusto Heleno

Nesta sexta, Heleno disse que o pedido de apreensão do celular do presidente é poderá ter “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional

Por Fransciny Alves
Publicado em 22 de maio de 2020 | 16:26
 
 
 
normal

O líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), informou, nesta sexta-feira (22), que vai apresentar duas ações na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. Uma representação alega crime de responsabilidade e a outra vai ter como base a Lei de Segurança Nacional e a outra que vai sepor 

Nesta sexta, Heleno disse por meio de nota que se o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro ocorrer, o GSI “alerta” as autoridades constituídas que a atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello solicitou a busca e apreensão dos celulares do presidente e de seu filho, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, para perícia. O intuito é apurar a investigação sobre a suposta interferência chefe do Palácio do Planalto na Polícia Federal.

Para Molon, a fala do general reflete em uma “imensa preocupação” de que representantes do Poder Executivo estejam usando seus cargos para ameaçar e intimidar os demais poderes da República, em especial o Poder Judiciário, sem qualquer apreço à democracia. Segundo o líder, ninguém está acima da Constituição.

"A ameaça de golpe feita pelo General Heleno é um crime contra a segurança nacional. A democracia brasileira não pode se curvar neste momento, sob o risco de cruzarmos a última barreira que distingue a nossa democracia de um regime totalitário. É preciso frear os arroubos autoritários do governo Bolsonaro. Por isso, vamos representar contra o General Heleno, com base na Lei de Segurança Nacional".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!