A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) criticou a recente viagem do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), a Israel. Em entrevista ao Café com Política, exibido nesta segunda-feira (30/6), a parlamentar, que disputou as eleições municipais, afirmou que a viagem, realizada em meio às negociações do Executivo municipal com os professores, “foi um tiro no pé”.

Sem chegarem a um acordo sobre o valor do reajuste salarial, a greve da categoria chega ao 25º dia nesta segunda-feira (30). Parte do impasse se deve às diferentes formas de calcular o reajuste e à discordância entre o valor pedido pelos trabalhadores e o oferecido pela prefeitura da capital.

Segundo Bella Gonçalves, apesar de ainda ser cedo para uma análise definitiva da gestão de Álvaro Damião, o prefeito já cometeu “erros expressivos” ao se afastar das pautas centrais que mobilizaram o eleitorado progressista que o elegeu.

“Ele foi eleito com voto de centro-esquerda, progressista, de quem queria uma Belo Horizonte moderada. Mas, quando ele parece não estar focado nesses problemas e faz uma viagem para Israel, quase num posicionamento ideológico alinhado com a extrema-direita, ele erra”, afirmou Bella.

Para a deputada, o gesto de viajar durante a paralisação representa um grande equívoco político: “Estar em um bunker em Israel no meio de uma guerra, alinhado com quem faz o genocídio contra o povo palestino, no meio de uma greve de professores municipais, isso foi um grande tiro no pé”.