Ministra das crianças

Ministério lança concurso de máscaras e prêmio é um dia com Damares e Michelle

Serão premiadas quatro crianças que confeccionarem as máscaras mais 'bonitas' e 'criativas'; inscrições vão até 29 de maio

Por Fransciny Alves
Publicado em 19 de maio de 2020 | 18:32
 
 
 
normal

O ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou um concurso nacional para escolher as quatro máscaras mais “bonitas” e “criativas” feitas por crianças. O prêmio vai ser passar uma tarde com a ministra Damares Alves e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em Brasília. Na capital federal, juntamente com os responsáveis, os pequenos vão conhecer os principais monumentos da cidade.  

Para dar visibilidade à campanha “Pequenos heróis contra o vilão coronavírus”, Damares protagonizou um vídeo no qual se intitula como “ministra das crianças” e usa diversas máscaras. São elas da “boca alegre”, da “mulher aranha”, da “mulher maravilha” e da “mulher cobra”. Ela se refere a essa última máscara como “chique”, já que “brilha”.

Na gravação, ao experimentar duas máscaras, a ministra esqueceu de cobrir o nariz. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tanto o nariz quanto a boca precisam ser cobertos pela máscara. Caso contrário, o objeto não ajuda a evitar o contágio da Covid-19. Isso porque a função da máscara é cobrir as chamadas “portas de entrada e de saída” do vírus no organismo.

 

O intuito do ministério e incentivar os garotos e as garotas a se acostumarem com o uso do equipamento que ajuda no combate ao novo coronavírus. A pasta ressalta que a iniciativa visa a fortalecer as relações familiares, já que um dos requisitos é que a atividade seja feita em conjunto e com o apoio de um adulto, seja pai, mãe ou responsável legal.

Segundo a ministra, devem ser enviadas três fotos que mostrem que a criança está confeccionando o apetrecho e o utilizando. As inscrições vão até o dia 29 de maio e o edital contempla crianças de até 12 anos. A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) vai ser responsável por montar uma equipe para avaliar e julgar as produções de acordo com os critérios de “inovação, criatividade, praticidade na confecção e design”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!