Campanha

Newton Cardoso Jr. quer disputar a presidência nacional do MDB

Decisão irrita parte da base mineira do partido, que afirma que deputado deveria cuidar da sigla no Estado

Por Fransciny alves
Publicado em 23 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

 

Já começa a se falar nos bastidores do MDB de Minas que o deputado federal Newton Cardoso Jr. pretende disputar a presidência nacional da sigla. Para isso, o parlamentar já tem feito campanha com o chamado “chão de fábrica” da legenda e “soprado” essa intenção entre os quadros da agremiação para analisar a reação dos colegas.

A receptividade, conforme apurou a coluna, não tem sido tão positiva assim. Isso porque o político assumiu, no último mês, o comando do partido no Estado em meio a uma divisão entre os membros. Inclusive, após a votação em que Saraiva Felipe saiu derrotado, Newton Cardoso Jr. chorou ao agradecer à família pelo apoio, uma vez que, por conta da campanha, ficou ausente do convívio com a mulher e os filhos. 

Entre os deputados do MDB mineiro, também há quem acredite que o filho do ex-governador Newton Cardoso somente esteja testando o nome e o elevando a nível nacional. A leitura é de que ele estaria aproveitando o cenário pulverizado da disputa pelo comando da sigla no país, em que já há seis nomes no pleito, para crescer nacionalmente. Hoje, a presidência é do ex-senador Romero Jucá.

“É legítimo ele se colocar para a disputa, mas acreditamos que, se ele quis concorrer ao comando do partido em Minas e venceu, deveria agora trabalhar somente para que o MDB se una novamente e chegue forte às eleições municipais de 2020.”, resumiu um deputado emedebista. A coluna não conseguiu contato com Newton Cardoso Jr.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!