SENADO

Pacheco usa perguntas de cidadãos na sabatina para diretoria do Bacen

Questionamentos foram enviados pelo portal do Senado


Publicado em 26 de fevereiro de 2019 | 13:44
 
 
 
normal

Relator da indicação do economista Bruno Serra Fernandes para a diretoria do Banco Central, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apresentou, nesta terça-feira (26), durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, perguntas dos cidadãos enviadas ao portal do Senado. Entre os questionamentos estava a forma de atuação do Banco Central diante das altas taxas de juros do cartão de crédito. 

Além do economista Bruno Serra Fernandes, foi sabatinado o indicado à presidência do banco, Roberto Campos Neto. Pacheco disse que uma das maiores preocupações do Congresso Nacional, neste momento, é a concentração do Sistema Financeiro Nacional nas mãos de um grupo restrito de instituições financeiras públicas e privadas. O senador mineiro pediu, inclusive, a posição do indicado para a presidência do Bacen, Roberto Campos Neto, sobre esse tema.

“O Bacen deve democratizar o Sistema Financeiro Nacional, invocando um princípio das leis que regem a matéria. Quando uma instituição financeira concentra suas operações de crédito com quatro ou cinco ou seis clientes, isso é um limite entre uma gestão agressiva e uma temerária”, afirmou.

Entre os questionamentos usados pelo senador enviados por cidadãos ao portal do Senado estavam como o Banco Central poderia atuar para coibir o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras e os altos juros no cartão de crédito e no cheque especial no Brasil. “É um questionamento que até crianças de dez anos têm: por que os juros do cartão de crédito, quando nós temos uma inflação atualmente controlada no Brasil”, destacou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!