Parte da bancada mineira continua insatisfeita quando o assunto é a expansão do metrô de Belo Horizonte, anunciada, na manhã desta quarta-feira (2), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O intuito é construir a linha 2, entre o bairro Calafate, na região Oeste da capital mineira, até a região do Barreiro, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A análise é de que todos os Estados administrados pela CBTU, do governo federal, receberam recursos federais, menos Minas. E, agora, quando é anunciada a retomada de obras na linha 2, os recursos não serão federais, como era de se esperar. Isso porque o dinheiro virá de uma multa que já era de direito do Estado.

A verba é proveniente de acordo com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que foi multada em R$ 1,2 bilhão por não ter cumprido contrato de prestação de serviço na linha férrea que passa pelos Estados da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dessa quantia, cerca de R$ 1 bilhão seria destinado para o metrô mineiro.