Internamente, o PSDB mineiro segue estudando nomes para uma candidatura própria à Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. Nos últimos dias, um novo personagem entrou no debate do partido: o do deputado federal Eduardo Barbosa. Segundo interlocutores, o próprio parlamentar e uma ala classificada como mais “progressista” da legenda tem tentado alavancar a possibilidade.

À coluna, Eduardo Barbosa confirmou que a possibilidade existe, mas disse ter sido sondado se toparia a missão. “Há essa conversa, sim. Me perguntaram se eu estou disposto a ser candidato. Mas ainda é cedo, estou avaliando, refletindo tudo”, contou o tucano. 

No ano passado, Barbosa esteve no centro de uma polêmica antes das eleições. Em conversas com outras lideranças tucanas, o deputado tentou buscar entendimento para uma candidatura ao Senado, mas não conseguiu emplacar. Uma filiação na Rede Sustentabilidade, partido da ex-ministra Marina Silva, chegou a ser aventada, mas os ânimos acabaram se acalmando.

Mesmo assim, há tucanos mineiros que avaliam que Eduardo Barbosa tem remado de forma destoante do grupo do governador de São Paulo e principal liderança atual do PSDB no país, João Doria.

a última quarta-feira, aliás, Barbosa convidou um dos líderes do movimento Esquerda pra Valer, do próprio PSDB, para uma palestra em Belo Horizonte. O grupo não é benquisto por Doria.