Mudanças

Secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, comunica a Zema saída da pasta

Em nota, ele disse que vai permanecer no comando da pasta pelo tempo que for necessário, até que o governador decida por um substituto

Por Fransciny Alves
Publicado em 14 de maio de 2020 | 18:28
 
 
 
normal

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, Germano Vieira, comunicou ao governador Romeu Zema (Novo), na tarde desta quinta-feira (14), que vai deixar o cargo para seguir carreira na iniciativa privada. A informação confirmada pela pasta foi antecipada pela coluna Minas na Esplanada.

Por meio de nota (veja a íntegra abaixo), o secretário disse que optou por desligar das atividades no Estado porque quer se dedicar a novos desafios. Ele ainda informou que vai ficar à frente da pasta pelo tempo que for necessário, até que o governador decida por um substituto: “Comandarei a transição para que ela ocorra de forma harmoniosa, sem que haja qualquer tipo de perda para o Estado”.

Substituto

E, segundo informações de bastidores, o secretário indicou o nome da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, para sucedê-lo. Ela, inclusive, conta com a simpatia do chefe do Executivo e com os servidores da pasta.

Outro nome cotado é o do atual diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG), Antônio Claret. Advogado e filiado ao Novo, ele tem bom trânsito com Zema e é ligado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Trajetória

Germano foi o único membro do primeiro escalão do Estado remanescente da gestão de Fernando Pimentel (PT). À frente da pasta, teve que lidar com uma das maiores tragédias do país: o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, que resultou no encontro de 259 mortos e ainda hoje 11 pessoas continuam desaparecidas.

Servidor de carreira, Germano começou na pasta ainda em 2012, e alcançou cargos de confiança no governo de Alberto Pinto Coelho (2014-2015). Na época, ele foi chefe de gabinete do então secretário de Meio Ambiente Alceu Torres. Após isso, se tornou secretário-adjunto de Jairo José Isaac na administração de Pimentel. Quando ele deixou o cargo, em novembro de 2017, o petista o nomeou para comandar a área.

Veja a nota de Germano Vieira na íntegra:

"NOTA DO SECRETÁRIO GERMANO VIEIRA À IMPRENSA

Comuniquei há pouco ao governador Romeu Zema minha intenção de desligar do Governo. Foi uma longa e produtiva jornada. Nesse tempo que passei à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, modernizamos o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), implementamos a digitalização dos processos, desburocratizamos procedimentos, implantamos metas de produtividade, com o apoio dos servidores, e enfrentamos com muita responsabilidade a maior tragédia ambiental do país. Busquei conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.

Como em todo ciclo, o meu chega ao fim. Quero me dedicar a novos desafios. Por isso, optei por me desligar das atividades no Estado. Ficarei no comando da Semad pelo tempo que for necessário, até que o governador decida por um substituto. Comandarei a transição para que ela ocorra de forma harmoniosa, sem que haja qualquer tipo de perda para o Estado.

Servi aos mineiros por 10 anos. Tive a oportunidade de servir na recém-criada Controladoria-Geral do Estado, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual de Meio Ambiente e na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Também presidi a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), tendo sido eleito com o voto favorável de todos os estados da federação. Fui agraciado ainda com o prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, o que muito me honrou.

Agradeço aos colaboradores que contribuíram para termos hoje uma Secretaria moderna, eficaz e produtiva.

Agradeço também ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa e às entidades da sociedade civil e representativas pelo diálogo respeitoso e construção conjunta das políticas públicas.

Meu agradecimento muito especial e gratidão ao governador Romeu Zema e ao vice-governador Paulo Brant, que me acolheram, acreditaram em meu trabalho e deram condições de realizar todas as mudanças necessárias para a construção de um Sistema dos mais modernos do país."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!