LUTO

Morre, aos 64 anos, o ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta

Cerimônias de despedida serão realizadas na cidade do Vale do Rio Doce

Por Redação O TEMPO
Publicado em 04 de julho de 2023 | 13:38
 
 
 

Morreu nesta terça-feira (4), aos 64 anos, o ex-prefeito de Ipatinga Francisco Carlos Delfino, conhecido como Chico Ferramenta. O comunicado foi feito pela família dele por meio de publicação nas redes sociais.

Ele foi internado pela primeira vez em março deste ano para tratar de uma pneumonia, e desde então passou por diversas hospitalizações – sendo a última no dia 22 de junho – devido ao agravamento do quadro de saúde em relação a problemas respiratórios e renais.

Chico Ferramenta foi prefeito de Ipatinga por três mandatos, o primeiro entre 1989 e 1993 e os outros dois entre 1997 e 2005. Foi também deputado estadual, entre 1987 e 1988, e deputado federal, entre 1995 e 1996, sempre pelo PT.

O velório será realizado no ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza e o sepultamento no Cemitério Parque Nossa Senhora, ambos em Ipatinga, ainda sem definição de horário.

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), lamentou a morte de Chico Ferramenta, classificando-o como um "homem público que sempre atuou com coerência e sensibilidade social na luta contra as desigualdades, em Minas e no Brasil".

Desaparecido

Um dos episódios curiosos da vida de Chico Ferramenta foi o “desaparecimento” dele por dois dias em fevereiro de 2003, alguns meses depois do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, também do PT.

O caso mobilizou agentes das polícias Civil, Militar e Federal, além de integrantes do Ministério Público e da Presidência da República, até que ele foi encontrado em um hotel no Centro de Belo Horizonte depois de ligar para a esposa e informar o próprio paradeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!