LUTO NA CÂMARA

Morre Walter Tosta (PL), vereador de BH por quatro mandatos e ex-deputado

O político enfrentava um câncer e integrava a atual legislatura da Casa. Ele se destacou na luta em prol das pessoas com deficiência

Por Gabriel Ronan
Publicado em 09 de janeiro de 2023 | 10:45
 
 
 
normal

Morreu, nesse domingo (8/1), Walter Tosta (PL), vereador de BH. Ele tinha 64 anos e enfrentava um câncer. O político estava no seu quarto mandato na Câmara e desistiu de sua candidatura a deputado federal neste ano por motivos de saúde. 

Tosta era cadeirante desde a adolescência e se destacou no trabalho legislativo pela luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em 2020, foi eleito vereador de BH com 8.072 votos. Ele nasceu no Rio de Janeiro e também foi deputado estadual (2007 a 2011) e federal (2011 a 2015). Fundou a União dos Paraplégicos de Belo Horizonte (Unipabe) aos 22 anos.

Walter Tosta será velado nesta segunda-feira (9/1), das 12h às 15h, na Unipabe, situada no bairro Jardim América, região Oeste de BH. “Nosso grande amigo dedicou a sua vida à luta das pessoas com deficiência. Abraçamos a família e pedimos a Deus que console os corações dos amigos e familiares”, escreveu a equipe do vereador no Instagram. 

Em nota, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), presidente da Câmara de BH, “externou os seus sentimentos a amigos e familiares do parlamentar”. Ele disponibilizou o hall do Palácio Francisco Bicalho, sede do Legislativo da cidade, para o velório. 

Outros vereadores de BH também se manifestaram nas redes sociais. “Descanse em paz, guerreiro”, escreveu Bruno Miranda (PDT). Irlan Melo (Patri) externou seus “sentimentos a todos os amigos e familiares”. Já Wanderley Porto (Patri) se disse “muito triste com a notícia” e destacou “o grande legado” deixado por Walter Tosta. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!