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Novo modelo de pedágio na BR-381 tem incentivo para conclusão de obras

Concessionária que vencer licitação para duplicar rodovia precisa entregar melhorias para cobrar valores mais altos nas praças de pedágio

Por Ana Clara Moreira
Publicado em 21 de junho de 2023 | 16:13
 
 
 
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A empresa vencedora do leilão que prevê uma série de melhorias no trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares só poderá cobrar a tarifa diferenciada de pedágio após a entrega de obras iniciais na via, diferente dos contratos já vigentes.

De acordo com a secretária de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, essa mudança está incluída na nova política de outorga do governo federal. O plano, apresentado pela pasta no início de junho, prevê, por exemplo, a padronização de projetos, o aperfeiçoamento do uso de recursos, a sustentabilidade ambiental e a adequação de tarifas para as novas concessionárias.

Viviane afirma que “a partir da assinatura do contrato há um prazo inicial para que a nova concessionária coloque toda a rodovia em padrões mínimos pré-estabelecidos. Só a partir do cumprimento dessa fase, dessa obrigação contratual, é que ela recebe autorização para iniciar a cobrança de pedágio. A partir do momento que são entregues trechos de duplicação ou de ampliação de capacidade pré definidos, fica permitido o aumento no valor da tarifa para o de pista dupla. Isso é um estímulo para que a obra seja entregue o quanto antes”.

O modelo, conhecido como degrau tarifário, é uma estratégia para garantir que o usuário pague apenas o que for correspondente à infraestrutura efetivamente oferecida.

O edital de concessão da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares deve ser publicado na primeira semana de julho, e o leilão da via pode acontecer ainda este ano.

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