GESTÃO MUNICIPAL

PBH recebe prêmio por boas práticas em governança

Título concedido pela AMM tem o objetivo de fomentar políticas públicas mais modernas

Por Ana Clara Moreira
Publicado em 10 de maio de 2023 | 18:56
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte está entre as vencedoras do 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. A cerimônia integra a programação do 38º Congresso Mineiro de Municípios, que termina nesta quarta-feira (10), no Expominas.

A capital mineira recebeu o título no eixo Governança pela execução do “Programa de Melhoria do Ambiente de Negócios”, que visa a desburocratização, simplificação e transformação digital da relação entre empreendedores e o poder público municipal, incentivando a geração de emprego e renda.

Além de BH, foram contempladas as cidades de Governador Valadares, no eixo Desenvolvimento Econômico; Rio Piracicaba, no eixo Educação; Arinos, no eixo Meio Ambiente; e Coromandel, no eixo Saúde. Dos mais de 300 projetos inscritos, 15 foram pré-selecionados e os vencedores definidos a partir da atribuição de pontos pela Associação Mineira de Municípios (AMM) aos projetos concorrentes.

A premiação tem o objetivo de incentivar propostas empreendedoras no serviço municipal, para que os projetos de políticas públicas sejam convertidos em mecanismos que tornem as administrações mais modernas e que alcancem resultados mais efetivos para o bem-estar e desenvolvimento das cidades.

Oportunidade de articulação

O governador em exercício, Mateus Simões (Novo), esteve na cerimônia de entrega dos prêmios e destacou o papel da AMM. Para ele, “é muito importante que existam em Minas Gerais, um estado com 853 municípios, instituições que promovem essa troca de experiências. Se não é possível divulgar os nossos acertos, a chance de desperdiçar e não conseguir a mesma efetividade no uso do dinheiro público é muito grande”.

Ele ainda pontuou que eventos como o Congresso Mineiro de Municípios são muito importantes: “para o estado, como órgão de suporte às políticas públicas, facilita demais na uniformização de procedimentos e também é uma grande oportunidade de articulação dos prefeitos, o que nos permite aplicar uma lógica estadual e escolher regionalmente as prioridades”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!