Assembleia

'Quem fez a promessa foi o governador', diz deputado sobre reajuste da segurança

Durante votação do reajuste dos professores, Sargento Rodrigues apresentou emenda para incluir as forças de segurança na recomposição de 12,84%

Por Ana Clara Moreira
Publicado em 06 de julho de 2023 | 11:57
 
 
 

Durante as discussões sobre o Projeto de Lei (PL) 822/2023, que prevê o reajuste de 12,84% para os servidores da educação, o deputado Sargento Rodrigues (PL) interrompeu a fala do deputado Jean Freire (PT), para criticar o líder do governo na Assembleia, Gustavo Valadares (PMN).

"Quero fazer um apelo ao deputado Gustavo Valadares: deixe os colegas deputados decidirem. É legítimo que ele faça isso como líder do governo, mas é legítimo também eu pedir, fazer um apelo para que deixe os colegas decidirem. Tem alguns se ausentando do Plenário a pedido dele, que eram votos certo na emenda. Deixe os deputados votarem de forma independente. Quem fez a promessa lá, no passado, de fazer uma recomposição em três parcelas e vetou foi o governador. Quem não disse a verdade, que faltou com o compromisso foi o governador", argumentou.

Rodrigues apresentou uma emenda ao PL que estende aos servidores da segurança pública o mesmo índice de recomposição previsto para as carreiras da educação. Segundo o parlamentar, 42 colegas assinaram o texto.

No final de 2019, o governo Zema concordou em reajustar os salários dos servidores da segurança em 41,7%, sendo: 13% em julho de 2020, 12% em setembro de 2021 e mais 12% em setembro de 2022.  No entanto, em março de 2020, já em meio à pandemia de Covid-19, o governador sancionou apenas o primeiro reajuste e vetou as parcelas previstas para 2021 e 2022.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!