Escolha

Raul Belém (PSC) será o novo líder de governo na Assembleia Legislativa

O deputado já integrava a base governista de Romeu Zema (Novo) no Parlamento

Por Sávio Gabriel
Publicado em 24 de junho de 2020 | 18:42
 
 
 
normal

Após pouco mais de três meses sem um líder de governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o governador Romeu Zema (Novo) tomou sua decisão. O nome escolhido foi o do deputado Raul Belém (PSC), que já integrava a base governista na Casa. A informação foi confirmada a O TEMPO por fontes na ALMG e por interlocutores do governo.

O nome do deputado como novo líder da base de governo na Casa deve ser oficializado nesta quinta-feira (25), quando será lido no plenário da ALMG. O cargo estava vago desde 17 de março, quando Luiz Humberto Carneiro (PSDB) deixou a liderança em meio à crise política que se instalou após Zema vetar parcialmente o projeto de lei de recomposição da segurança pública.

Ao escolher o nome de Raul Belém, Zema muda sua estratégia inicial, que era de optar por um deputado de um dos dois blocos independentes do Parlamento. Na semana passada, conforme mostrou O TEMPO, os aliados do governo chegaram a procurar a cúpula do MDB no Estado para tentar uma articulação, já que o partido possui a segunda maior bancada da Casa.

Nomes como Thiago Cota (MDB), além de Roberto Andrade (Avante) e de Cássio Soares (PSD), que é líder de um dos blocos independentes da ALMG, chegaram a ser cogitados, conforme informou O TEMPO na semana passada. Nesta quarta-feira (24), no entanto, fontes do governo já sinalizavam que a equipe de Zema não trabalhava mais com essas possibilidades e reuniões diárias estavam sendo realizadas para sacramentar a escolha.

O PSC oficialmente possui três deputados na ALMG. No início do ano, o partido chegou a cogitar a possibilidade de desembarque da base governista, mas optou por permanecer no bloco de apoio a Zema.

Uma das primeiras missões do novo líder de governo será a articulação em torno da reforma da Previdência, enviada por Zema na semana passada. Os deputados já demonstraram resistência ao texto e o fatiamento da proposta é dado como certo no Parlamento. O envio do texto foi um dos motivos para que Zema acelerasse a escolha da nova liderança, já que até então a ALMG só estava discutindo projetos relacionados ao combate à pandemia de coronavírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!