A secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, vai depor na CPI da Covid-19 instaurada na Câmara Municipal de Belo Horizonte para investigar a atuação do Executivo municipal no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O requerimento de autoria do vereador relator da Comissão, Irlan Melo (PSD), foi aprovado nesta quinta-feira (10) em reunião da CPI.
Os vereadores querem ouvir da secretária a respeito das medidas adotadas pela PBH na educação durante a pandemia. O relator destacou no requerimento: “medidas de fechamento e cassação dos alvarás de localização e funcionamento das instituições de ensino da Capital”
A oitiva está marcada para o dia 15 de julho, às 9h da manhã. Apesar de no requerimento, o relator ter colocado que a oitiva seja feita de forma presencial, ele afirmou que a secretária poderá depor de forma remota. A utilização do termo, segundo explicou Melo, é para evitar que sejam enviados prepostos no lugar da depoente.
Outras convocações
Nesta quinta-feira, os vereadores aprovaram também mais três convocações de oitiva. Os vereadores vão convidar o médico e Secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo Tribunal Federal Wanderson de Oliveira para ser ouvido, remotamente, na CPI no dia 1° de julho.
Oliveira ocupou o cargo de secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, durante a gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e atuou diretamente nas medidas do governo no começo da pandemia de Covid-19. Ao convidá-lo, os vereadores esperam que ele possa compartilhar quais as medidas federais foram adotadas no início da pandemia para auxiliar os municípios.
“Prognósticos para tomada de decisões, padronização de protocolos, acompanhamento e análise da situação de Estados e Municípios- quer seja sobre número de infectados, capacidade das redes públicas de saúde, cronograma de distribuição de auxílio financeiro a Estados e Municípios”, destacou o vereadora Dr. Célio Froes no requerimento de sua autoria.
Além disso, foram convocados também para depor na CPI, o atual presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi e o ex-presidente da empresa, Célio Bouzada. Ambos já prestaram depoimento em outra CPI instaurada na CMBH, a da BHTrans e agora os vereadores membros da Comissão que investiga a pandemia querem informações a respeito da gestão do transporte público na capital durante a pandemia de Covid-19. As duas oitivas foram marcadas para o dia 8 de julho, umas ás 9h30 e outras às 10h30.
Os vereadores também aprovaram demais requerimentos com pedidos de informação a serem enviados à PBH e à Secretaria Municipal de Saúde.