GOVERNO

"Tem gente tentando evitar", diz Zema sobre expansão do metrô de BH

O governador criticou as ações judiciais que tentam impedir realização do leilão do transporte público por trilhos da Grande BH

Por Gabriel Ronan
Publicado em 20 de dezembro de 2022 | 10:10
 
 
 
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O governador Romeu Zema (Novo) criticou, nesta terça-feira (20/12), as ações judiciais que tentam impedir o leilão do metrô da Grande BH. Durante apresentação do balanço do seu primeiro mandato, o chefe do Executivo condenou os esforços do PT e do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro).

"Me parece que tem gente tentando evitar que aconteça. Está tendo aí uma disputa judicial. Mas, estamos confiantes que nesta quinta-feira, dia 22, lá na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), o leilão seja realizado com êxito", disse Zema durante sua apresentação. 

O governador também valorizou outras concessões realizadas durante seu primeiro mandato. Ele ressaltou as tratativas para o início das obras do Rodoanel, e as concessões do Mineirinho, do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip, a rodoviária de BH) e do Aeroporto da Pampulha. 

"Essas duas obras (metrô e Rodoanel) serão as maiores obras da região metropolitana (de BH) das últimas décadas e vão melhorar muito o trânsito e a vida de quem mora aqui", afirmou Zema.

Ainda no evento, o vice-governador eleito Professor Mateus (Novo) citou as ações conduzidas pelo governo durante os quatro anos do primeiro mandato em cada secretaria. Os titulares das pastas também marcaram presença.

Impasse na concessão do Rodoanel

Orçado em R$ 5 bilhões pelo governo de Minas, a concessão será realizada por meio de parceria público-privada (PPP). O Estado vai investir cerca de R$ 3 bilhões - recurso proveniente do acordo de reparação da Vale pela tragédia de Brumadinho, que deixou 272 mortos, em 2019. Os outros R$ 2 bilhões deverão ser investidos pelo grupo italiano Inc SPA, que vai explorar pedágio por 30 anos da rodovia.

O projeto prevê a construção de aproximadamente 100 km de malha rodoviária. A concessão será para as obras, manutenção e operação. A expectativa é que até 2027 as alças norte e oeste sejam concluídas.

O projeto do Rodoanel é cercado por críticas. As prefeituras de Betim e de Contagem, na região metropolitana, já ingressaram com várias ações na Justiça questionando o projeto do Rodoanel. Os municípios alegam que o Estado não realizou estudos de impacto ambiental, social e urbanístico, sendo impossível saber as consequências do traçado que foi imposto pelo governo de Minas.

Segundo as prefeituras, bairros inteiros e densamente povoados, além da área da represa de Várzea das Flores, serão cortados pelo traçado do Rodoanel. Por isso, em liminares, as prefeituras pediram a suspensão do leilão, o que foi negado pela Justiça.

 

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