Sujeira

Vereadora aciona Ministério Público questionando compra de lixeiras em BH

Prefeitura da capital não tem contrato não reservou recursos no orçamento do próximo ano para compra de lixeiras utilizadas nas ruas da cidade

Por O TEMPO
Publicado em 26 de outubro de 2023 | 21:07
 
 
 
normal

Vereadora Marcela Trópia (Novo) acionou o Ministério Público cobrando que a prefeitura destine verbas para compra e manutenção de lixeiras utilizadas nas ruas e espaços públicos da cidade.

“A prefeitura, deliberadamente, não quer colocar dinheiro para a compra, aquisição e manutenção de lixeiras. Isso mostra uma grande displicência e um abandono de uma ação que é básica da administração municipal”, afirma.

A informação foi passada pela vereadora em entrevista, nesta quinta-feira (26/10), ao programa Tempo News 2, da FM O TEMPO, 91,7. “Estamos falando de saúde, de limpeza. Belo Horizonte está feia, suja. Hoje, mesmo em regiões conhecidas por ter uma maior infraestrutura, como a Savassi, a região Central, e você vê o lixo se acumulando na rua. Eu entendo que as pessoas tem que ter a consciência e não jogar lixo nas ruas. Mas as pessoas não estão encontrando condições para isso”, destaca.

Marcela Tropia afirmou que a prefeitura não dispõe, hoje, de um contrato vigente para a compra dessas lixeiras e que o orçamento do próximo ano, entregue na Câmara na última semana, também não dispõe de recursos para este tipo de manutenção.

“Segundo a prefeitura nos informou, as verbas para este tipo de iniciativa vai depender da apresentação de emendas dos vereadores. Mas isso não pode ser assim. Precisa ter uma verba constante para este tipo de serviço, que é o básico da prefeitura, que é manter a cidade limpa”, diz.

A vereadora afirmou que irá fazer a emenda para garantir a troca e instalação de novas lixeiras, mas que espera que a prefeitura altere sua postura em relação ao tema.

“Uma cidade suja, com lixos na rua, mal cuidada, leva as pessoas ao sentimento de que elas não precisam cuidar também. Leva ao vandalismo e a comportamentos que são muito ruins para nossa cidade”, avalia. 

A prefeitura foi acionada para se manifestar sobre as falas da vereadora e o texto será atualizado quando houver retorno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!