Crime

Vereadoras de BH são ameaçadas de 'estupro corretivo' por e-mail

A mensagem, com assunto “estupro corretivo funciona, narra uma cena de violência sexual e termina afirmando que o autor poderia ir à casa das vereadoras para “demonstrar como funciona

Por Lucas Negrisoli e Letícia Fontes
Publicado em 17 de agosto de 2023 | 15:05
 
 
 
normal

As vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença, ambas do PSOL, receberam uma ameaça por e-mail de “estupro corretivo” e vão denunciar o crime à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil nesta quinta-feira (17). Elas se pronunciarão sobre o assunto em coletiva por volta de 16h30.   

A mensagem, com assunto “estupro corretivo funciona”, narra uma cena de violência sexual e termina afirmando que o autor poderia ir à casa das vereadoras para “demonstrar como funciona” a prática criminosa.

A autoria não foi divulgada. O texto ainda alega que "que o estupro é para curar lésbicas”. “Então, é de uma pessoa que odeia LGBTs e pessoas que defendam LGBTs”, desabafa Iza, que é uma mulher bissexual.

“Caracteriza violência política de gênero. É um crime contra a gente e apologia ao estupro. Esse e-mail vem de pessoas que odeiam a população LGBT, de pessoas que odeiam LGBTs na política. Me sinto muito violentada por esse e-mail. É importante fazer a denúncia. (A prática) não é concebível em um regime democrático”, completa a vereadora.

Ameaça a parlamentares LGBT é reincidente

Em agosto de 2022, a então vereadora por BH, e atual deputada federal Duda Salabert (PDT) relatou ter sido ameaçada três vezes de morte por grupos neonazistas. Ela chegou a precisar fazer campanha à Câmara Federal com escolta e segurança armada, além de outros aparatos de segurança.  

“Hoje vou para nossa primeira agenda, escoltada, com seguranças armados. Não vão nos calar! As ameaças vieram assinadas com o número “14/88” - alusão à simbologia nazista. Tudo indica que entramos na eleição mais violenta do país. Para nossa segurança, farei campanha com carro blindado, colete à prova de bala e com escolta armada que me acompanhará”, afirmou, em 17 de agosto do ano passado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!