Retorno

Zema cancela exoneração de 80 comissionados dispensados por Pimentel

A Advocacia Geral do Estado e a Ouvidoria Geral do Estado foram as pastas que tiveram mais funcionários reconduzidos aos postos de trabalho: 28 e 18, respectivamente

Por Fransciny Alves e Bernardo Miranda
Publicado em 05 de janeiro de 2019 | 17:08
 
 
 
normal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reconduziu aos cargos no Executivo 80servidores comissionados que haviam sido exonerados pela gestão de Fernando Pimentel, no dia 31 dezembro. O cancelamento das exonerações foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (5). 

A Advocacia Geral do Estado (AGE) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) foram as pastas que tiveram mais funcionários reconduzidos aos postos de trabalho: 28 e 18, respectivamente. Na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) foram 15 servidores, e na Controladoria Geral outras nove pessoas.

Outros dez funcionários públicos foram autorizados a voltar a trabalhar na Junta Comercial, Secretaria da Casa Civil, na Secretaria de Turismo e na Secretaria de Educação. 

No dia 31, o ex-governador Fernando Pimentel desligou cerca de 4.000 servidores que não são concursados. E, assim que tomou posse Zema, como um dos seus primeiros atos de governo,  exonerou praticamente todos os cargos comissionados poupando apenas as áreas de saúde e de segurança. A dispensa em massa fez com que alguns serviços do Estado fossem paralisados. 

Recondução
A Seplag divulgou, na última sexta-feira, nota em que disse que pretende reconvocar parte dos servidores comissionados a partir do próximo dia 12. A pasta estipulou essa data como prazo máximo para que as demais secretarias e órgãos do Executivo informem a lista dos postos que não podem ficar vagos e precisam ser novamente preenchidos.

Em nota, a Seplag destacou que essa análise deve ser feita “para suprir eventuais necessidades dentro de cada pasta, seguindo ainda a determinação de enxugamento da máquina pública estadual e a drástica redução de postos ocupados por indicações políticas. A medida também serve para delimitar prazo para quem será readmitido ou desligado definitivamente da estrutura de recrutamento amplo do Estado”, diz o texto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!