No dia 26 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Pistache, e a noz, bastante popular no Brasil em receitas de doces e sobremesas, ainda tem vários benefícios para a saúde.
Além de ser opção prática para os que querem manter uma alimentação saudável, o pistache também é rico em antioxidantes, fibras e vitaminas. Quer comemorar o Dia do Pistache e não se descuidar do plano alimentar? Veja os benefícios do pistache para a saúde:
Dia do Pistache: veja os benefícios para a saúde
Rico em antioxidantes
Por ser rico em antioxidantes, o pistache ajuda a combater o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças, como as cardíacas, protegendo as células do corpo. Também ajuda a combater o estresse e inflamações.
Rico em proteínas
Assim como outras nozes e castanhas, o pistache é uma boa fonte vegetal de proteínas. Também auxilia na recuperação muscular.
Contribui para saúde cardíaca
O pistache é rico em gorduras boas, como as mono e poli-insaturadas, que ajudam a controlar o colesterol.
Bom para a saúde do intestino
Por ter bastante fibra, o pistache favorece uma boa saúde intestinal.
Amigos da dieta
O consumo de pistache auxilia no controle do açúcar no sangue por seu baixo índice glicêmico e isso pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser rico em proteínas, auxilia no controle da saciedade.
Fonte de vitaminas e minerais
Rico em vitamina B6, cobre e potássio, nutrientes importantes para o metabolismo e o sistema imunológico.
Sabor inconfundível
Além de todos esses benefícios para a saúde, o pistache também é muito saboroso. Ele é bastante utilizado na produção de receitas como tortas e pavês, servindo também como um lanche crocante e salgado para ser utilizado em iogurtes e granolas.