Belo Horizonte recebe a Unidade de Transição Pediátrica Hospitalar, voltada ao cuidado de crianças que, embora clinicamente estáveis, ainda necessitam de acompanhamento contínuo e especializado. A unidade, que acaba de ser inaugurada na Versania Brasil, no bairro Santa Lúcia, terá atendimento humanizado com foco na família. A unidade funcionará em um andar exclusivo com dez leitos.

De acordo com a coordenadora de pediatria da Versania Brasil, Andréia de Albuquerque Freitas, o espaço foi criado para oferecer acolhimento e assistência especializada, garantindo segurança, dignidade e qualidade de vida para as crianças e seus familiares. “São pacientes que, embora não precisem mais permanecer em hospitais de alta complexidade, ainda não estão em condições de voltar para casa. Entre os casos atendidos estão desmame de oxigênio, reabilitação neurológica ou motora, nutrição especializada e cuidados paliativos”, diz.

A médica ressalta que a inauguração da unidade chegou no momento exato, haja vista que o aumento dos casos de bronquiolite e outras infecções virais, como VSR e influenza em Belo Horizonte e toda a Região Metropolitana, têm feito com que os hospitais operem no limite da capacidade. “Diante da escassez crônica de leitos, especialmente em UTIs e enfermarias pediátricas, ganha destaque a necessidade de reorganizar o fluxo assistencial infantil por meio da Unidade de Transição Pediátrica, voltadas para reabilitação, desospitalização e cuidados paliativos”, salienta Andréia de Albuquerque Freitas.

Alívio no sistema

De acordo com a pediatra Andréia de Albuquerque Freitas, ao viabilizar a transferência segura de pacientes pediátricos complexos para uma unidade especializada em cuidados prolongados e transicionais, há liberação de leitos hospitalares de alta complexidade para os casos agudos.

Com uma abordagem centrada na humanização e no cuidado integral, a nova unidade da Versania conta com um diferencial, uma equipe multidisciplinar, cuja atenção é voltada tanto para o aspecto clínico quanto emocional. Além de pediatras, há nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e consultor espiritual. “Na pediatria, vamos manter a mesma linha de cuidados que já aplicamos nos adultos, com integração entre as especialidades e foco total no bem-estar das crianças", ressalta a pediatra.