A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote falsificado do Gel Lubrificante Íntimo K-Med 2 em 1, fabricado por uma empresa não identificada. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (14/8) e afeta especificamente o lote L2407415, proibindo seu armazenamento, comercialização, distribuição, propaganda e uso em todo o território nacional.

O produto falsificado foi identificado inicialmente na plataforma de comércio eletrônico Shopee, após a empresa legítima detentora do registro do K-Med detectar a irregularidade e comunicar às autoridades sanitárias. A falsificação apresenta datas de fabricação e validade diferentes das encontradas no produto original.

"A medida foi tomada após a verdadeira empresa detentora do registro identificar um produto semelhante ao seu, do lote L2407415, sendo comercializado no site de vendas on-line da Shopee". "O produto falso traz informações sobre a data de fabricação e de validade diferentes do produto original", informou a agência em nota oficial.

De acordo com a Vigil Sanit, o lote autêntico do gel lubrificante K-Med 2 em 1 tem data de fabricação de março de 2023 (03/2023) e validade até março de 2026 (03/2026). Consumidores que adquiriram unidades do lote L2407415 devem verificar essas informações na embalagem.

A Anvisa alerta que qualquer unidade deste lote com datas diferentes das oficiais deve ser considerada irregular e não utilizada. "Como se trata de produto falsificado, não há nenhuma garantia sobre o seu conteúdo, origem ou qualidade", afirmou a agência em comunicado.

A medida de recolhimento tem efeito imediato. Pessoas que identificarem unidades falsificadas podem reportar o fato diretamente à Anvisa por meio de seus Canais de Atendimento ou à Vigilância Sanitária local.