Após a vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, na noite de sexta-feira (4), na Arena Independência, o técnico Lisca defendeu a necessidade de mudanças constantes na escalação dos 11 titulares, como forma de oxigenar o time. Não seria uma característica apenas dele, mas do futebol praticado hoje em dia, que exige que os treinadores "rodem" os jogadores.
"Muitas vezes nós, treinadores brasileiros, fazemos isso e somos chamados de inventores. Mas quando os gringos fazem, é do caramba! Eles oxigenam o time e fazem gestão de grupo. Quando o treinador brasileiro faz, ele não tem convicção", ressaltou o técnico americano.
Lisca explicou que as alterações acontecem devido à forma de jogar do adversário e também por uma gestão de grupo, já que o número de partidas do calendário brasileiro é muito alto. "A competição (série B do Campeonato Brasileiro) é muito forte nessa reta final. Eu a conheço bem e você precisa ter força, oxigenar bem", salientou.
"Vou continuar fazendo isso, analisando também a semana de treinamentos, que servem de baliza para gente, vendo qual jogador está mais preparado para o jogo", destacou Lisca, assinalando que o América não tem apenas 11 titulares. "O futebol, aliás, não tem isso mais, do 1 ao 11. Hoje o ritmo o jogo, com os espaços e a velocidade de execução, a exigência é muito grande".
Com o resultado diante do Coritiba, o Coelho chegou aos 47 pontos e subiu para o quinto lugar. A equipe mineira tem a mesma pontuação do Sport e do Mirassol, clubes que fecham o G-4, mas que possuem mais vitórias que o América.
A vitória também ampliou uma marca importante: o América está há cerca de 11 meses sem perder na Arena Independência. A última derrota americana em seu estádio ocorreu no dia 8 de novembro de 2023, quando foi superado justamente pelo Coritiba, pela Série A do Brasileirão, por 3 a 0. De lá para cá, o Coelho disputou 21 jogos no Horto, com 14 vitórias e sete empates.
O próximo compromisso do América será diante do Avaí. As equipes se enfrentam no dia 11 de outubro (sexta-feira), às 21h, na Ressacada, em Santa Cataria.