O América conseguiu se reabilitar na Série B do Campeonato Brasileiro, com a vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, neste domingo (8), pela 25ª rodada da competição. Os gols no duelo do Independência foram marcados por Matheus Davó, Rodriguinho e Renato Marques.

O Coelho não vencia há quatro rodadas, com duas derrotas e dois empates, e foi a campo pela segunda vez sob o comando do técnico Lisca, que perdeu na estreia para o Mirassol por 1 a 0.

Com o triunfo no Horto, o alviverde chega aos 38 pontos e salta para a sétima colocação. O Vila Nova, último time do G-4, soma 42. Já o Santos, com 43, será o próximo adversário do América. As equipes se enfrentam no domingo (15), às 18h30, na Vila Belmiro. 

O Guarani, que estava invicto há quatro partidas, segue com 21 pontos, na lanterna do campeonato. No sábado (14), o Bugre visita o Paysandu, às 17h, no estádio da Curuzu.

Mudanças

Para o confronto frente ao time paulista, o treinador alviverde fez várias mudanças na equipe: Duas delas por necessidade. O goleiro Elias fraturou a mão esquerda e foi substituído por Dalberson. Na zaga, Lucão entrou no lugar de Éder, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. As demais foram por opção técnica: Elizari, Rodriguinho e Adyson foram acionados desde o início da partida. 

As três novidades tiveram participação direta nos dois gols americanos. No primeiro, Elizari encontrou Adyson livre, que serviu Matheus Davó. O camisa 88 do Coelho bateu de dentro da área, a bola desviou em um defensor do Guarani e foi parar no fundo da rede de Vladimir, aos 18 minutos. 


O segundo gol surgiu em um contragolpe fulminante. Após cobrança de escanteio do Bugre, a zaga afastou e Adyson disparou pela direita. Quando se aproximou da área, fez ótimo cruzamento que Rodriguinho testou para o gol, aos 41 minutos.

Apesar da vantagem no marcador, o Coelho teve menos posse de bola do que o Guarani na primeira etapa: 48% contra 52%. Contudo, chegou à meta adversário de forma mais assertiva. Foram quatro finalizações em gol, contra apenas uma do time paulista.

Queda de ritmo, mas gol no fim

Com a vantagem construída no primeiro tempo, o América diminuiu o ritmo, dando a impressão de que estava administrando o marcador. Com isso, cedeu espaço para o adversário que, a exemplo da primeira etapa, teve mais posse de bola, chegando a 58%. No entanto, sem eficiência e eficácia.

Nem mesmo as alterações promovidas por Lisca mudaram o ritmo do América, mas foi um suplente que consolidou a vitória: Renato Marques, aos 44 minutos, aproveitou cruzamento pela direita e arrematou para o gol.

AMÉRICA 3 x 0 GUARANI

América: Dalberson; Daniel Borges, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê (Matheus Henrique), Juninho e Elizari (Fabinho); Rodriguinho (Moisés), Matheus Davó (Renato Marques) e Adyson (Felipe Amaral). Técnico: Lisca

Guarani: Vladimir; Pacheco, Doulgas, Matheus Salustiano e Jefferson (Emerson Barbosa); Gabriel Bispo (Anderson Leite), Matheus Bueno e Luan Dias; João Victor (Reinaldo), Caio Dantas (Lohan) e Airton (Marlon Douglas). Técnico: Allan Aal

Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Gols: Matheus Davó, aos 18, Rodriguinho, aos 41 minutos do primeiro tempo; Renato Marques, aos 44 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Gabriel Bispo, Anderson Leite, Luan Dias (G)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Wallace Muller Barros Santos