O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que morreu nesta sexta-feira (23/05), aos 81 anos, era torcedor do América desde criança. A paixão pelo Coelho, que acabou ficando fora de sua biografia, nunca, porém, foi escondida por Sebastião, que também revelou ser torcedor apaixonado do Fluminense. 

Segundo Salgado, em entrevista em 2014, um amigo de também chamado Sebastião acabou se tornando jogador profissional do América, o que fez com que ele tivesse grande apreço pelo clube mineiro. "Ainda sou americano”, frisou o fotojornalista em entrevista ao Hoje em Dia.

Natural de Aimorés, interior de Minas Gerais, ele ainda fez outra revelação: “Na minha cidade, todo mundo era América por causa do Tiãozinho Lima”, mas... “O meu América não consegue se manter na primeira”, lamentava naquela época. Naquele ano de 2014, o América disputava a Série B do Brasileiro. 

A paixão pelo Fluminense foi revelada por Sebastião Salgado durante entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, em 2013, onde ele revelou ter ‘coração tricolor’.

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho, Salgado ficou marcado pelo registro de seres humanos vivendo em condições sub-humanas. Seu trabalho denunciou as mazelas da sociedade em mais de 40 países e chamou a atenção para a importância da justiça social e da preservação do meio ambiente.