O América fecha o primeiro turno da Série B neste domingo (27/7), às 18h30, contra o Athletico Paranaense, no Independência. Com 20 pontos em 18 jogos, o Coelho está em 15º lugar, apenas distante um ponto da zona de rebaixamento. Pressionado, o time de Enderson Moreira chega à metade do campeonato com o sonho do acesso cada vez mais longe, enquanto o risco de queda para a Série C já acende o sinal de alerta.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem hoje 5% de chance de acesso e 30,8% de risco de queda. Os números refletem a campanha irregular e a perda de força no Independência, onde a equipe acumulou três derrotas e um empate nas últimas quatro partidas como mandante. Fora de casa, foram duas vitórias e duas derrotas nas últimas quatro rodadas.
Para voltar à briga pelo acesso, o América precisa de uma campanha de alto nível no returno. A projeção histórica aponta que são necessários cerca de 62 a 64 pontos para subir, ou seja, o Coelho teria que somar mais 41 pontos no segundo turno, o que representa um aproveitamento de quase 72%. Isso equivale a 13 vitórias e dois empates, por exemplo.
Além disso, a concorrência é forte. Pelo menos dez equipes seguem firmes na disputa por uma vaga na Série A. A Chapecoense é a quarta colocada, com 29 pontos. Logo atrás, aparece o Cuiabá (28 pontos), Vila Nova (27) e Ceará (26) fora do G4, mas em busca de regularidade ir para a elite do Brasileirão.
Na parte de baixo da tabela a disputa também é grande. O Paysandu é o primeiro fora do Z4, com 19 pontos, um a menos que o Coelho. Já Ferroviária é a primeira dentro da zona da degola, em 17° lugar, também com 19 pontos.