O América planejou fechar a temporada 2025 com o retorno para a elite do futebol brasileiro, mas os planos foram por água abaixo e o cenário atual é assustador para o torcedor. O Coelho chega a 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, na 17ª posição, na zona de rebaixamento para a Série C.

O rendimento ruim na principal competição para o Coelho em 2025 se deve principalmente às falhas do departamento de futebol, que montou um elenco insuficiente e desequilibrado para a disputa do campeonato, que exige muita regularidade e força física.

Tanto é que Fred Cascardo foi demitido da diretoria de futebol no dia 4 de agosto e deu lugar para Paulo Assis, que chegou com a missão de salvar a temporada alviverde. Com Assis já chegaram três reforços e um quarto pode ser anunciado a qualquer momento.

Ao todo, 19 atletas chegaram do início do ano até o momento, enquanto outros 20 deixaram o CT Lanna Drumond desde o final da temporada de 2024. Entre chegadas e saídas, ficou evidente que o time apresentou problemas, especialmente no meio-campo e no ataque.

No meio, o Coelho ficou sem três jogadores importantes em anos anteriores: Alê, Juninho e Benítez. O primeiro machucou o joelho no início deste ano, passou por cirurgia e só deve retornar em 2026, enquanto os dois últimos foram negociados para o Goiás.

O problema não passa somente pela ausência dos três, mas também pelos que vieram para substituí-los. Miqueias, Cauan Barros (retornou para o Vasco) e Ortiz não conseguiram dar sustentabilidade ao meio-campo. Elizari, por vezes, acionado, também não conseguiu se firmar entre os titulares.

Já o ataque foi o setor que mais sofreu, não pelas saídas, que em geral não deixaram saudade na torcida do Coelho, mas com as chegadas, que até o momento não corresponderam aquilo que se esperava. Ao todo, saíram seis atletas e chegaram nove para o setor.

Para se ter uma ideia, dos nove contratados, dois não estão sendo nem relacionados para os últimos jogos. Os atacantes Breno Teixeira e David Lopes estão fora por opção técnica. Já o Facundo Labandeira até chegou a ficar no banco de reservas nas últimas três partidas, mas não foi acionado nenhuma vez.

Para o meio, chegou recentemente o volante Aloísio, que terá a missão de dar mais força de marcação. Já para o ataque, a diretoria alviverde ainda trabalha para oficializar a contratação do atacante Rafa Silva. Com passagem pelo Cruzeiro, o jogador pertence ao Mirassol e deve ser emprestado até o fim de 2025.

Lateral e goleiro

Para a lateral direita, o prata da casa Samuel e o experiente Mariano, de 39 anos, foram as apostas. O primeiro deu azar, se machucou e foi parar no departamento médico, o que sobrecarregou Mariano. Para resolver a carência, Maguinho foi contratado recentemente, mostrou qualidade e virou titular da equipe.

Para o gol, Matheus Mendes (titular) e Dalberson (reserva imediato) foram os escolhidos. O primeiro não conseguiu passar confiança e se firmar ao longo da competição. Tanto é que deixou o clube e foi para o Alverca de Portugal, enquanto o segundo também foi para o Guarani.

Para substituir os dois, o clube mineiro optou por contratar o goleiro Gustavo, que chega com potencial para ser o titular. Cássio, prata da casa, e Jori são as outras opções para o setor. Nos dois últimos jogos, inclusive, Cássio foi o escolhido para ser titular, já que Gustavo ainda não tinha chegado.

Sem muita convicção, o Coelho também precisou trocar de treinador duas vezes. Primeiro veio Enderson Moreira para o lugar de Willian Batista, que começou o ano no comando do time. E, agora, é vez de Alberto Valentim, que assumiu o lugar de Moreira.

Chegaram 

Goleiros: Matheus Mendes e Gustavo 

Laterais: Dalbert e Mariano e Maguinho 

Meio-campo: Aloísio,Titi Ortíz, Miquéias, Cauan Barros, Jhosefer e Miguelito 

Atacantes: David Lopes, Héber, Facundo Labandeira, Stênio, Figueiredo, Arthur, Breno Teixeira, Guilherme Pato, Willian Bigode  

Saíram

Goleiro: Elias, Matheus Mendes e Dalberson  

Defesa: Jhow, Éder

Laterais: Daniel Borges e Nicolas 

Meio-Campo: Cauan Barros, Flávio, Juninho, Moisés, Wallisson, Daniel Júnior, Rodriguinho e Benítez 

Atacantes: Adyson, Matheus Davó, Brenner, Rodriguinho, Vinicius, Felipe Azevedo